Image module

O CESAR é credenciado desde 2016 como Unidade EMBRAPII para Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Dessa forma, temos recursos para coinvestir com empresas industriais no desenvolvimento de projetos de inovação em IoT.

O CESAR vem se posicionando sobre IoT, bem como realizando experimentos e iniciativas na área. Uma delas é o KNoT, metaplataforma aberta que se propõe a conectar diversas plataformas de Internet das Coisas existentes, garantindo assim interoperabilidade de comunicação entre plataformas padrão de mercado. Além disso o CESAR, em parceria com o TecnoPuc, o NGPD, a Porto Marinho e o CIFS, lançaram o POETAS.IT – Políticas e Estratégias para Tecnologias, Aplicações e Serviços para a Internet de Tudo – documento aberto com uma série de estratégias para políticas públicas de incentivo à difusão da IoT no Brasil.

 

Destaque para dois projetos já realizados em parceria com a EMBRAPII:

  • Salvus – Monitoramento do nível de oxigênio de cilindros: sistema de monitoramento do nível do oxigênio que está sendo entregue a pacientes com problemas de saúde como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC, gerando maior precisão da posologia médica e menor desperdício, além de um controle mais preciso na gestão de estoque de oxigênio pelas clínicas.

 

  • Wings – VAI, Assistente Veicular: assistente pessoal que entrega informação segura e precisa, como indicações de falhas e aspectos da saúde do carro em tempo real, evitando prejuízos causados pela falta de manutenção do carro, localização, alertas de revisão periódica, hábitos de direção, cerca eletrônica, além de gerar dados para que as concessionárias possam oferecer serviços mais personalizados aos donos de veículos. Mais em http://vai.com.vc