O que é AIoT e como essa combinação tecnológica impacta negócios?

O que é AIoT e como essa combinação tecnológica impacta negócios?

Por: M.Sc Marcelo Ferreira | Gerente de Projetos no CESAR, Professor na CESAR School e Mentor da Global Alumni no Programa de Transformação Digital | MIT Professional Education.

AIoT é o que chamamos de Inteligência Artificial das Coisas. Ela é a combinação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) com a infraestrutura da Internet das Coisas (IoT), ou seja, ela une a otimização e o tratamento da IA com a necessidade de dados e análises da Internet das Coisas, criando soluções capazes de oferecer personalização e aprendizagem ao mesmo tempo.  

Além disso, ela é transformacional e tira vantagens de ambas as tecnologias, pois a IA contribui para a IoT por meio de recursos de aprendizado de máquina e a IoT agrega valor à IA com conectividade, sinalização e troca de dados.

Em um cenário onde a pandemia de Covid-19 impactou diversos setores, levando eles a se transformarem digitalmente, é importante combinar a experiência em conectividade (IoT) com a inteligência artificial (IA) através do desenvolvimento de inovações e gerando novas oportunidades no campo de AIoT. Entenda melhor sobre essas mudanças no texto abaixo!

Entendo as tecnologias IoT e IA  

A Internet das Coisas são dispositivos portáteis como geladeiras, assistentes digitais, sensores e diversos equipamentos que estão conectados à internet. Eles são reconhecidos por outros aparelhos, coletam e processam dados

Já a Inteligência artificial é quando um sistema é capaz de concluir um conjunto de tarefas ou aprender com os dados de maneira que pareça inteligente. Portanto, quando a Inteligência Artificial é adicionada à internet, significa que os dispositivos entendem as informações e tomam decisões sem o envolvimento de seres humanos.

A tecnologia está transformando todas as áreas da economia e da sociedade. O agronegócio é um dos segmentos mais rentáveis na atualidade e tem passado por grandes mudanças com a transformação digital. As tecnologias e inovações permitem a entrega de resultados mais expressivos e eficientes. E, no caso do agronegócio, mais sustentáveis e com escalabilidade.

Impacto no setor de agronegócio

No setor de agro, por exemplo, a empresa EKO AGRO na Itália está redefinindo a agricultura ao traduzir as diretrizes da ONU para um futuro melhor em um projeto patenteado chamado de TAP (Protocolo Agrário Tecnológico).

Ela está desenvolvendo uma inovação Blockchain e um canal de acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, para permitir que o consumidor se autentique e certifique cada um dos produtos por meio de uma certificação digital exclusiva. 

e-book Inteligência artificialAssim, todos os consumidores devem ser capazes de saber o que estão comendo na cadeia alimentar atual. Além disso, estão desenvolvendo um sistema de IoT proprietário que gerencia drones, câmeras, sensores e inteligência artificial por meio de software personalizado e redes de comunicação, projetado para otimizar a produção, administração e gerenciamento.

Algoritmos de IA são adotados para monitorar e prever variáveis ​​críticas; como qualidade da água, condição do solo, temperatura do ar, umidade e ajuste de irrigação, garantindo um impacto significativo na qualidade e quantidade da colheita e no retorno econômico associado.

Cada vez mais a tecnologia avança, ferramentas com AIoT se desenvolvem e, por conta disso, o nível de automação do agronegócio hoje já é bem expressivo. Estamos vivendo um novo momento: a transformação digital na agricultura! 

Agora que você já sabe que a IA molda o nosso dia a dia e o número de aplicações cresce cada vez mais, leia o nosso e-book: Inteligência Artificial e seus impactos nos negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}