CESAR lança livro sobre transformação digital em evento online com nomes de peso

CESAR lança livro sobre transformação digital em evento online com nomes de peso

Os convidados, dentre eles David Rogers, referência mundial em transformação digital, e Geber Ramalho, Conselheiro do CESAR, discutiram o tema com profundidade

São Paulo, 27 de outubro de 2021 – O CESAR, centro de inovação que há mais de duas décadas forma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais, lançou na quinta-feira (26) o livro “Transformação Digital – uma jornada possível” em evento online em parceria com a MIT Sloan Management Review Brasil. Participaram do encontro convidados de peso como Geber Ramalho, Conselheiro do CESAR, Eduardo Peixoto, CDO do CESAR, Igor Calvet, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e David Rogers, professor da Columbia Business School, referência mundial em estratégia digital e autor de quatro livros, incluindo o best seller “The Digital Transformation Playbook,” publicado em 12 idiomas. Adriana Salles, Diretora-editorial da MIT Sloan Management Review Brasil, foi a interlocutora do webinar.

Resultado de um esforço de 4 anos de pesquisa e artigos de professores da CESAR School, o livro promove histórias de empresas brasileiras que conseguiram se adaptar à tecnologia e à conectividade nos negócios. Também oferece um diagnóstico que leva a um passo a passo de como realizar mudanças que convergem à transformação digital com base em inovação para se manter competitivo em um mercado volátil em conhecimento, técnicas e possibilidades.

Um consenso entre todos os debatedores: a transformação digital das empresas é inevitável. É algo imperativo hoje em dia para que as organizações tenham longevidade e bons resultados. Acompanhando a principal finalidade do livro de oferecer um passo-a-passo de como uma organização pode alcançar a maturidade digital, as discussões foram centradas na elaboração de uma jornada de transformação possível dentro do contexto brasileiro, com base nos conhecimentos do CESAR – um dos principais centros de inovação do país. Abordando e examinando o framework brasileiro de transformação digital, a live registrou diversos momentos convenientes nos quais foram discutidos cases testados e aprovados em empresas de todos os setores, tamanho e regiões do país.

Logo no início do evento, Geber Ramalho, Conselheiro do CESAR, que foi encarregado da missão de criar um prefácio para o livro, conta por que decidiu comparar a transformação digital com poesia de autores como Fernando Pessoa e Mário Quintana. “Mudança traz esperança e angústia”, diz Ramalho. “Esses e tantos outros poetas já abordaram esse tema.” Igor Calvet, da ABDI, conectou à perfeição o tema com o aumento de eficácia da cadeia produtiva do país. “Temos a missão de assegurar que o setor produtivo seja um motor de geração de riqueza para o Brasil”, diz. “Digitalizada, a cadeia aumenta sua produtividade e transporta empresas para outros patamares.”

David Rogers também dividiu inestimáveis aprendizados. “Eu desenvolvi uma estrutura para fazer com que as empresas não pensem apenas em como adicionar tecnologia ao que vêm fazendo há anos, mas, em vez disso, repensem os seus negócios. ‘Estou aqui para resolver quais problemas?’. É necessário desaprender muitas coisas que costumávamos ensinar na escola de negócios. Muitos modelos e abordagens da era digital estão desatualizados. Muitas vezes, durante o desenvolvimentos da estratégia, uma empresa precisa recuar e reconhecer o que eu chamaria de ponto cego, as coisas que estão acontecendo no mundo ao seu redor que você simplesmente começa a esquivar porque continua procurando uma única direção que sempre teve em seu negócio”, diz Rogers.

Outro destaque da deliberação foi o índice CESAR de Transformação Digital, que afere a maturidade digital das empresas e, portanto, culmina na criação de planos que vão orientar as companhias nessa jornada de transformação. “É uma poderosa ferramenta que criamos para apoiar nossos clientes e garantir a longevidade dos seus negócios”, diz Eduardo Peixoto, CDO do CESAR. “A transformação digital começou meio que sem ninguém perceber, bem lentamente. Depois, muito de repente! A internet comercial é de 1995. Quem já estava acordado nessa época nota o quanto de mudanças ela trouxe para a sociedade e os negócios.” 

O livro está à venda na Amazon e no site da editora Jandaíra

A live de lançamento pode ser assistida aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}