logo
EN
HomeConteúdosInsightsDesign

3 min para ler


CESAR .


2021-08-11T00:00:00

Design


Business Design, uma habilidade essencial para o futuro

POR: ALDRÊYCKA ALBUQUERQUE / COORDENADORA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO CESAR

 

Nos últimos anos todos nós vimos o despertar do Design Thinking, metodologia que vem ajudando empreendedores e gestores a criarem produtos e serviços mais centrados nos usuários e com o foco em gerar interesse e desejo nos consumidores.

A grande questão é que o Design Thinking por si só, nem sempre é suficiente para ir além e criar negócios que sejam sustentáveis. E é aí que o Business Design entra como uma solução para este problema.

O profissional que trabalha com o Design de Negócios (Business Design) é um ser híbrido que reúne as principais ferramentas e métodos de um Designer com um propósito claro e focado na tomada de decisões estratégicas para os negócios. Os conhecimentos e práticas do Business Designer dentro de uma empresa contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras que tenham uma proposta de valor aderente ao mercado.

Existem muitos desafios que o Business Designer deve ser capaz de responder. Por exemplo, muitas vezes o produto pode ser até atraente para o seu cliente, mas o que faz com que ele se torne um negócio sustentável? O público-alvo é grande o suficiente para que a empresa tenha lucro? Essas funcionalidades que o usuário quer são tecnicamente possíveis de serem desenvolvidas com as tecnologias disponíveis hoje? Como posso gerar mais inovação repensando o meu modelo de negócio?

Essas reflexões são comuns ao Designer de Negócios, que trabalha com problemas complexos que existem inúmeras opções de soluções possíveis, das mais a menos adequadas à realidade da organização e ao contexto do usuário.  Ou seja, no fim das contas, este profissional tem como missão pensar novos produtos, serviços, processos ou até negócios, que atendam às perspectivas de negócios, dos stakeholders envolvidos (sendo o usuário apenas um deles) e que atenda a um ou mais mercados.

Para ilustrar, reunimos as principais características desse profissional.

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BUSINESS DESIGNER

#1 É UM OBSERVADOR

Com empatia, estuda e tenta ver o mundo pelo ponto de vista do outro, para sentir o que eles sentem e assim entender suas reais necessidades, opiniões e perspectivas; Através da pesquisa, o designer de negócios constrói histórias reais e envolventes sobre o cliente ou consumidor, indo além das aparências e procurando entender motivações e expectativas.    

#2 É UM TRADUTOR

Traduz, por meio de histórias cativantes, as necessidades e expectativas dos clientes para os diferentes times da organização, envolvendo todo mundo, derrubando silos e trazendo senso de colaboração e pertencimento.   

#3 É UM CONSTRUTOR

É comprometido com encontrar soluções inovadoras (produtos, serviços ou projetos) robustas e inovadoras para o longo prazo, mas também se preocupa em criar ganhos rápidos.


business design