Business Design, uma habilidade essencial para o futuro

Business Design, uma habilidade essencial para o futuro

POR: ALDRÊYCKA ALBUQUERQUE / COORDENADORA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO NO CESAR

Nos últimos anos todos nós vimos o despertar do Design Thinking, metodologia que vem ajudando empreendedores e gestores a criarem produtos e serviços mais centrados nos usuários e com o foco em gerar interesse e desejo nos consumidores.

A grande questão é que o Design Thinking por si só, nem sempre é suficiente para ir além e criar negócios que sejam sustentáveis. E é aí que o Business Design entra como uma solução para este problema.

O profissional que trabalha com o Design de Negócios (Business Design) é um ser híbrido que reúne as principais ferramentas e métodos de um Designer com um propósito claro e focado na tomada de decisões estratégicas para os negócios. Os conhecimentos e práticas do Business Designer dentro de uma empresa contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras que tenham uma proposta de valor aderente ao mercado.

Existem muitos desafios que o Business Designer deve ser capaz de responder. Por exemplo, muitas vezes o produto pode ser até atraente para o seu cliente, mas o que faz com que ele se torne um negócio sustentável? O público-alvo é grande o suficiente para que a empresa tenha lucro? Essas funcionalidades que o usuário quer são tecnicamente possíveis de serem desenvolvidas com as tecnologias disponíveis hoje? Como posso gerar mais inovação repensando o meu modelo de negócio?

Essas reflexões são comuns ao Designer de Negócios, que trabalha com problemas complexos que existem inúmeras opções de soluções possíveis, das mais a menos adequadas à realidade da organização e ao contexto do usuário.  Ou seja, no fim das contas, este profissional tem como missão pensar novos produtos, serviços, processos ou até negócios, que atendam às perspectivas de negócios, dos stakeholders envolvidos (sendo o usuário apenas um deles) e que atenda a um ou mais mercados.

Para ilustrar, reunimos as principais características desse profissional.

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM BUSINESS DESIGNER

#1 É UM OBSERVADOR
Com empatia, estuda e tenta ver o mundo pelo ponto de vista do outro, para sentir o que eles sentem e assim entender suas reais necessidades, 
opiniões e perspectivas; Através da pesquisa, o designer de negócios constrói histórias reais e envolventes sobre o cliente ou consumidor, indo além 
das aparências e procurando entender motivações e expectativas.

#2 É UM TRADUTOR
Traduz, por meio de histórias cativantes, as necessidades e expectativas dos clientes para os diferentes times da organização, envolvendo todo mundo, derrubando silos e trazendo senso de colaboração e pertencimento.

#3 É UM CONSTRUTOR
É comprometido com encontrar soluções inovadoras (produtos, serviços ou projetos) robustas e inovadoras para o longo prazo, mas também 
se preocupa em criar ganhos rápidos.

Se você considera essas habilidades como fundamentais para sua carreira, você deve conhecer o curso de extensão ao vivo da CESAR School. A formação em Business Design é um curso pioneiro no país e tem como objetivo preparar profissionais do mercado, os chamados Inovadores Corporativos (ou intraempreendedores) e até futuros empreendedores a aplicarem ferramentas de Design e de Negócios para desenvolverem novas soluções e negócios de uma forma mais iterativa, inovadora e eficaz. 

Conheça o curso e inscreva-se na nova turma.
<INSCRIÇÕES ABERTAS>
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}