Práticas colaborativas que impactam na cultura de inovação

Práticas colaborativas que impactam na cultura de inovação

POR: RENATA SELLARO / ANALISTA DE EMPREENDEDORISMO NO CESAR

Não é novidade que a Era da Transformação Digital acelera cada vez mais o potencial inovador das pessoas, e, consequentemente, dos negócios. Essas mesmas pessoas são os principais atores para impulsionar essas transformações nos negócios. 

“Inovação é a mudança de comportamento de agentes na sociedade, como provedores e usuários. Inovação é a mudança de comportamento de agentes no mercado, como fornecedores e consumidores.” (Peter Drucker)

Conheça mais sobre cultura de inovação

Mas é preciso estar atento. A inovação obteve uma complexidade tamanha que não é possível fazê-la isoladamente, em caixinhas, setores ou em silos isolados. 

Para trabalhar efetivamente com inovação, disseminando-a como cultura organizacional, temos que praticá-la no dia-a-dia de forma horizontal. É fundamental aproveitar o que há de melhor em cada um dos nossos colaboradores. 

Assim, conseguimos identificar, potencializar e concretizar oportunidades de inovações aproveitando o que cada membro da equipe pode contribuir em sua maior experiência. Além disso, é necessário permitir uma cultura de experimentação através do aprendizado. Dessa forma, as organizações trabalham não em setores individuais, mas construindo um novo ecossistema.

A estratégia é permitir que a organização tenha uma abordagem cada vez mais bem distribuída e descentralizada, onde o medo de errar não esteja presente. Assim, as novas ideias de cada colaborador permitirá  a aceleração constante da cultura inovadora.

Mas, como uma liderança pode sair da teoria e trabalhar práticas que facilitem um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis para inovar de forma colaborativa?

1.  Incentive trabalhos em grupos, em formatos de SQUADS, simulando pequenas startups dentro de sua organização, estimulando-os a trabalhar com metodologias ágeis, aprendizagem colaborativa e senso de pertencimento daquilo que estão construindo.

2. Não encoraje práticas de inovação em formato de competição que coloquem grupos como rivais, onde no final apenas alguns irão “ganhar”. 
A cultura da inovação sugere uma prática de ganha-ganha e cooperação.

3. Ensine pelo exemplo e mostre que a liderança não só pratica aquilo que ensina, mas também participa das ações de forma horizontal.

4. Contribua para um ambiente favorável ao feedback transversal e reconhecimento público de ações oriundas das mais diversas iniciativas.

5. Crie uma cultura de empatia entre os colaboradores, para que todos sejam aptos a compreender totalmente e compartilhar as necessidades e 
motivações uns dos outros.

Deixe os colaboradores cientes de que uma cultura de experimentação através do aprendizado será aberta a tolerar erros que estão buscando uma melhoria muito maior.

Trabalhar em equipe é um dos itens mais importantes para que a cultura organizacional esteja continuamente alinhada com a inovação. E lembre-se, cultura é aquilo que seus colaboradores fazem naturalmente, sem que a organização peça. Crie esse ambiente seguro para inovar de forma horizontal e veja a “mágica” acontecer: pessoas impulsionando inovação, inovação impulsionando negócios.

Podemos ajudar você a acelerar o seu negócio e concretizar práticas de inovação na sua empresa! 

A partir da nossa atuação em inovação corporativa, nós cocriamos estratégias e oportunidades de aceleração e criação de novos negócios, fomentando práticas de inovação e intraempreendedorismo. A partir de nossos frameworks, ferramentas e metodologias já consolidadas, apoiamos organizações não apenas com teoria, mas também na prática, learning by doingidentificando, potencializando e concretizando oportunidades de inovação.

Entre em contato conosco e descubra como podemos te apoiar a acelerar o passo na Cultura de Inovação da sua empresa.

<FALE COM UM CONSULTOR>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}