Data Health Check: Sua empresa já iniciou a jornada data-driven?

Data Health Check: Sua empresa já iniciou a jornada data-driven?

Analisados, organizados e processados da forma correta, os dados ajudam a guiar organizações em tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas, diminuindo a margem para erros e, portanto, prejuízos.

O nível de maturidade de dados de uma empresa impacta diretamente sua estratégia e seu crescimento. E avaliar qual é esse nível (data assessment) é o primeiro passo para uma jornada em direção a uma cultura direcionada a dados, ou data-driven.

Por meio do Data Health Check, é possível descobrir qual o nível de maturidade em relação ao uso de dados está uma organização.

Por que os dados são importantes

Mais do que possibilitar a criação de novos negócios, produtos ou serviços com menos riscos e mais embasamento, ter clareza quanto ao uso de dados pode impactar positivamente diversos setores dentro de uma empresa, melhorando processos internos e resultados.

De acordo com o Capgemini Research Institute, organizações orientadas a dados:
  • Sabem como usar dados para garantir resultados de negócios;
  • Conseguem transformar dados e insights em ações pois têm a infraestrutura, governança e a operação necessárias para isso;
  • Sabem como alavancar o uso de dados externos, internos e insights para gerar vantagens competitivas reais e significativas.

Outra pesquisa do mesmo instituto com mais de mil executivos de tecnologia e negócios concluiu que organizações que trabalham com dados confiáveis e tomam decisões baseadas neles lucram até 22% mais e obtêm 70% a mais de receita em comparação com as demais.

Apesar dos benefícios, a parcela de organizações orientadas a dados é considerada pequena. Um estudo da KPMG Capital, realizado com executivos de finanças e inteligência de mercado, apontou que 99% dos entrevistados reconhecem a importância dos dados, mas apenas 25% aplicam os insights na estratégia da empresa e a grande maioria (85%) reconhece que tem dificuldades para isso.

Fato é que não basta apenas ter acesso a dados: é preciso ter certeza da sua confiabilidade além de saber analisá-los e usá-los de forma estratégica. De acordo com o Gartner, uma empresa que usa informações extraídas de dados de baixa qualidade pode ter prejuízos de até US$ 8,2 milhões.

Como começar a implementar uma cultura de dados

O CESAR, em parceria com a especialista em dados Just a Little Data, decidiu apoiar organizações que desejam iniciar uma jornada data-driven ou mesmo que já começaram mas ainda estão com dificuldades de ganhar velocidade e impulsionarem seus negócios, transformando dados em informações relevantes e estratégias assertivas.

O Data Health Check é uma consultoria que faz uma análise técnica multifatorial e amplia o olhar para entender como pessoas, processos e ferramentas se relacionam com os dados dentro das organizações. É um diagnóstico necessário antes de começar qualquer plano de ação. Para o diagnóstico, são avaliados a maturidade atual e o potencial de evolução da organização em seis eixos:

Dados: Como a empresa processa, utiliza e transforma seus dados em informações.

Papéis: Diretrizes e responsabilidade para cada área.

Processos: Definição, documentação e execução dos processos e normas.

Comunicação: Estratégias para garantir que as definições estejam claras a todos.

Métricas: Definição das métricas que mostram claramente a direção.

Ferramentas: Kit de ferramentas que contribuem para o desenvolvimento dos dados e seus desdobramentos.

Além de realizar uma análise detalhada da maturidade atual em dados das empresas, o Data Health Check também dá todo o apoio técnico e estratégico para que as organizações elaborem um plano de ação factível para sua situação atual, visando seguir a jornada para atingirem a maturidade em dados, tornando-se data-driven.

Você pode contar com o CESAR e a Just a Little Data para apoiar a sua organização nessa jornada.  Entenda como esta consultoria pode atender a realidade da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}