logo
EN
HomeConteúdosInsightsNegócios

4 min para ler


CESAR .


2021-03-23T00:00:00

Negócios


Data Health Check: Sua empresa já iniciou a jornada data-driven?

Possuir informação de alta qualidade é um dos maiores diferenciais competitivos que uma empresa pode ter para uma tomada de decisão estratégica. Apesar do processo de coleta de dados estar ficando cada vez mais fácil e de algumas organizações já conseguirem usá-los para aproximar-se dos seus consumidores, otimizar operações e lançar novos produtos e serviços de forma mais rápida, muitas empresas ainda não se tornaram data-driven, assim, acabam enfrentando uma grande lacuna entre a coleta e a extração de informações valiosas.

O nível de maturidade de dados de uma empresa impacta diretamente sua estratégia e crescimento. Quando analisados, organizados e processados da forma correta, eles ajudam a guiar organizações em tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas, diminuindo a margem para erros e, portanto, prejuízos.  E avaliar qual é esse nível (data assessment) é o primeiro passo para uma jornada em direção a uma cultura data-driven. 

Confira abaixo porque os dados são tão importantes para uma empresa e como você pode implementar uma cultura data-driven na sua organização. 

Por que os dados são tão importantes 

De acordo com Capgemini Research Institute, organizações que são orientadas por dados (data-driven) conseguem: 

  • Garantir melhores resultados em seus negócios;
  • Transformá-los  em ações pois têm a infraestrutura, governança e a operação necessárias para isso;
  • Identificar como alavancar o uso de dados externos, internos e insights para gerar vantagens competitivas reais e significativas.

Mais do que possibilitar a criação de novos e melhores negócios, produtos ou serviços com menos riscos e mais embasamento, compreender o uso de dados pode impactar positivamente diversos setores dentro de uma empresa, melhorando processos internos e resultados. 

Em outra pesquisa realizada pelo mesmo instituto Capgemini, mais de mil executivos de tecnologia e negócios concluíram que organizações que trabalham com dados confiáveis e tomam decisões baseadas neles lucram até 22% mais e obtêm 70% a mais de receita em comparação com as demais. 

Apesar dos benefícios, a parcela de organizações orientadas a dados é considerada pequena. Um estudo de 2022 da KPMG Capital, realizado com 300 executivos na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico, apontou que 75% dos entrevistados reconhecem a importância dos dados corporativos e entendem que o uso eficaz deles pode mudar radicalmente seus modelos de negócios, porém, apenas 11% priorizam o uso desses insights e os aproveitam de forma significativa, além disso, mais da metade  (57%) dos entrevistados não contam com uma estratégia de dados definida. 

Fato é que não basta apenas ter acesso a dados: é preciso ter certeza da sua confiabilidade, além de saber analisá-los e usá-los de forma estratégica. De acordo com o Gartner, uma empresa que usa informações extraídas de dados de baixa qualidade pode ter prejuízos de em média US$ 12,9 milhões. 

Como começar a implementar uma cultura de dados

O CESAR, em parceria com a especialista em dados Just a Little Data, decidiu apoiar organizações que desejam iniciar uma jornada data-driven ou aquelas que já começaram, mas ainda estão com dificuldades para ganhar velocidade e impulsionar seus negócios, transformando dados em informações relevantes e estratégias assertivas. 

O Data Health Check é uma consultoria que faz uma análise técnica multifatorial e amplia o olhar para entender como pessoas, processos e ferramentas se relacionam com os dados dentro das organizações. 

É um diagnóstico necessário antes de começar qualquer plano de ação. Para o diagnóstico, são avaliados a maturidade atual e o potencial de evolução da organização em seis eixos: 

Dados: Como a empresa processa, utiliza e transforma seus dados em informações.

Papéis: Diretrizes e responsabilidade para cada área.

Processos: Definição, documentação e execução dos processos e normas.

Comunicação: Estratégias para garantir que as definições estejam claras a todos.

Métricas: Definição das métricas que mostram claramente a direção. 

Ferramentas: Kit de ferramentas que contribuem para o desenvolvimento dos dados e seus desdobramentos. 

Além de realizar uma análise detalhada da maturidade atual em dados das empresas, o Data Health Check também dá todo o apoio técnico e estratégico para que as organizações elaborem um plano de ação factível para sua situação atual, visando seguir a jornada para atingirem a maturidade em dados, tornando-se data-driven.

Você pode contar com o CESAR e a Just a Little Data para apoiar a sua organização nessa jornada. Conheça mais o Data Health Check e entenda como esta consultoria pode atender a realidade da sua empresa.


datadata-driven