Time de Sustentabilidade do CESAR foca no processo de educação para o tema

Time de Sustentabilidade do CESAR foca no processo de educação para o tema

Com ou sem pandemia, o time que pensa no tema sustentabilidade no CESAR está atenta às oportunidades de reforçar a importância da mudança de hábitos para uma melhor relação com o meio ambiente. Como diz Helena Morais, que trabalha com sustentabilidade na empresa e é pós-graduada em Educação Ambiental e Sustentabilidade, o foco é contínuo. “Estamos persistentes e muito voltados aos objetivos. Fazemos dinâmicas, palestras e usamos o processo educativo para as pessoas se engajarem e perceberem que a mudança é necessária”, diz.

“Nossa meta é implantar a redução de consumo de energia e água no CESAR, assim como trabalhar o aproveitamento desses recursos. Utilizar pilhas e baterias recarregáveis, além priorizar o uso de bicicletas, que contribuem para saúde e bem estar. Também incentivamos o uso de produtos e serviços locais”, explica Helena.

Durante a pandemia, o foco da Sustentabilidade do CESAR foi inteligente e passou a “bater na tecla” de que é possível transformar hábitos dentro de casa. Segundo Helena, foram oferecidas orientações sobre separação e destinação correta de resíduos e como fazer compostagem. “Reforçamos que as pessoas consumam menos, evitem desperdícios e sejam mais solidárias”, diz Helena, reforçando os pilares da Sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Helena fala ainda da importância de saber onde entregar materiais recicláveis e de se certificar da seriedade que o parceiro tem com a causa. No CESAR, ela conta, o resíduo eletrônico é destinado para a CRC, empresa que recebe o material e com ele faz trabalho social de capacitação com crianças de baixa renda. “É essencial saber se eles, de fato, sabem o que fazer com os resíduos”. Nunca é muito lembrar, os 5Rs da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar.

“Ser sustentável não é apenas restringir o uso de plástico. Pela amplitude do tema, trabalhamos sempre a informação nos nossos canais de comunicação, fazemos postagens periódicas, compartilhamos ‘pílulas de conhecimento’ para que as pessoas aprendam a mitigar danos e se tornem multiplicadores da sustentabilidade”, ensina Helena.

Green team

Time multidisciplinar formado por 16 pessoas, o Green Team do CESAR tem como objetivo conduzir as agendas de Meio Ambiente e Responsabilidade Socioambiental. Helena explica que o time é comprometido em deixar o CESAR mais sustentável, disseminando práticas diárias que contribuem para racionalizar o consumo dos recursos naturais e respeito à  natureza.

“Para finalizar, lembramos que dezembro é uma época em que fazemos um balanço sobre todo o ano. Em especial, este ano em que a pandemia nos trouxe grande oportunidade de avaliarmos e repensarmos nossos hábitos em casa com a renovação de atitudes, buscando ser mais saudável, menos consumistas e mais sustentáveis usando  a criatividade para as lembranças simples para o Natal. Envio para todos um abraço de novas possibilidades.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}