CESAR Labs, Hospital das Clínicas e AstraZeneca selecionam startups para pré-aceleração da Jornada do Pulmão

CESAR Labs, Hospital das Clínicas e AstraZeneca selecionam startups para pré-aceleração da Jornada do Pulmão

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), por meio do InovaHC, e a AstraZeneca, multinacional da indústria farmacêutica, em parceria com o CESAR Labs, laboratório de inovação do CESAR, um dos maiores centros de transformação digital do país, estão selecionando 5 startups do setor de saúde para participarem da Jornada do Pulmão.

O tema faz parte do programa de aceleração de negócios em saúde do HCFMUSP, o In.pulse, com o objetivo de fomentar negócios inovadores na área da saúde. A Jornada do Pulmão terá como foco o desenvolvimento de soluções disruptivas para enfermidades pulmonares, como câncer, asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

“Nosso propósito comum é transformar a saúde por meio da inovação aberta e nada mais atual do que a Jornada do Pulmão, em função de tudo que estamos enfrentando no mundo, por conta do Covid-19, e uma área muito negligenciada”, afirma Marco Antonio Bego, Chief Innovation Office do InovaHC.

Desconhecida por 55% dos brasileiros, somente a DPOC atinge mais de 7 milhões de pessoas no país e é a causa de cerca de 40 mil mortes todos os anos, segundo relatório do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os pacientes enfrentam muitas dores durante essa jornada, desde a descoberta dos sintomas até o diagnóstico e tratamento. Queremos incentivar a produção de soluções para melhorar os resultados de saúde, com mais eficiência nos processos e qualidade de vida”, destaca Maria Augusta Bernardini, diretora-médica do grupo farmacêutico Astrazeneca.

As startups selecionadas passarão por um programa de pré-aceleração completo de 10 semanas, com workshops, mentorias e consultorias técnicas. “Auxiliaremos as startups em todo o processo, desde a criação de um modelo de negócios, o levantamento de hipóteses, a validação da ideia, até a apresentação do pitch e orientações para a construção de um protótipo, antes do desenvolvimento de uma solução final. Haverá bastante conteúdo técnico e de negócios, para que elas consigam prototipar uma solução que seja viável para o mercado”, explica Juliana Burza, gerente de negócios do CESAR.

As startups passarão por um momento de mentoria e suas soluções serão testadas no próprio Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo. Após o ciclo de validação e pesquisa, os projetos serão apresentados para a AstraZeneca e o HCFMUSP e poderão ser selecionados para uma nova fase de desenvolvimento.

Por conta da pandemia da Covid-19, a primeira fase do processo poderá ocorrer de maneira 100% remota. Mas as startups interessadas deverão possuir disponibilidade para pré-aceleração na cidade de São Paulo, para a fase de validação.

“As grande corporações têm se inspirado cada vez mais no modo startup, mas é preciso muito além do investimento. Tudo que demanda disrupção no modelo de negócios atual e nos processos internos precisa ser desenvolvido em um ambiente seguro, aberto a mudanças, e completamente conectado com a estratégia da empresa. A parceria entre o CESAR Labs, a AstraZeneca e o InovaHC vem justamente para tornar este ciclo da inovação completo e fomentar negócios que vão impactar a vida de milhares de pessoas”, afirma Ivan Patriota, Diretor do CESAR Labs.

Serviços

Programa de Aceleração Jornada do Pulmão
Inscrições: gratuitas e abertas até 09 de Agosto de 2020.
Site: https://inovahc.live/in-pulse/

Sobre as empresas parceiras

CESAR Labs

O laboratório de inovação do CESAR, um dos maiores centros tecnológicos do país, tem como objetivo fomentar a cultura da inovação corporativa. A aceleradora auxilia grandes empresas a inovar com a metodologia e agilidade das startups, atuando não apenas no desenvolvimento estratégico do modelo de negócios, validação e design, mas também no desenvolvimento da própria da solução tecnológica, seja de software ou hardware.

InovaHC

O In.Pulse é um programa de aceleração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Promovido pelo InovaHC, o Centro de Inovação do HCFMUSP, conecta parceiros que também buscam a cooperação e o intercâmbio técnico cientifico, almejando o desenvolvimento de soluções para a saúde.

O Hospital das Clínicas é o maior complexo hospitalar da América Latina. Localizado na cidade de São Paulo, é uma autarquia especial do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Na área assistencial, atua por meio de ações de promoção da saúde, prevenção das doenças, atenção médico-hospitalar no nível terciário de complexidade e reabilitação de sequelas após o tratamento das doenças. Na área acadêmica, desenvolve cursos de graduação e pós-graduação senso lato e senso estrito. Na área de pesquisa, atua em todos os ramos das ciências da saúde, por meio de seus 66 Laboratórios de Investigação Médica.

AstraZeneca

AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição. Nossa missão é expandir as fronteiras da ciência para oferecer medicamentos que mudam vidas.

Como desafio de inovação, a AstraZeneca quer ir além da pílula! Desafiar os limites da ciência e repensar a indústria. Mais que oferecer melhores opções terapêuticas, ser um verdadeiro parceiro de saúde e de soluções para melhorar a jornada de bem estar do paciente.

O hub de inovação da AstraZeneca Brasil está situado no Campus Distrito InovaHC.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}