Grandes desafios geralmente significam transformação.
Em um momento de quarentena como o gerado pelo COVID-19 em todo o mundo, com colaboradores e clientes em casa, pequenas, médias e até grandes empresas estão se vendo obrigadas a repensar todo o modelo de negócios para se adaptar à era digital.
“Esse momento está forçando as empresas a repensarem o seu modelo e suas estratégias. E, obviamente, quando esse momento passar, as coisas não voltam a ser como eram antes”
Eduardo Peixoto, CDO do CESAR.
Nesse cenário, não só as tecnologias digitais são um fator decisivo para a transformação, mas a atitude de repensar hábitos, práticas e metodologias para seguir operando efetivamente.
Empresas que ainda funcionam de forma analógica poderão se deparar com uma infinidade de ferramentas, ideias e plataformas para agilizar processos e resultados ao voltar o olhar para o universo digital.
Com o trabalho remoto se tornando uma necessidade “forçada”, organizações ainda buscam entender os impactos a curto, médio e longo prazo dessa nova realidade. Mas já é possível ter uma ideia.
A seguir, confira uma lista de artigos, links e conteúdos para ajudar a sua empresa a repensar as estratégias digitais em meio à pandemia do Coronavírus:
Acompanhe a série de conteúdos da equipe do CESAR com convidados especiais para discutir os impactos da Transformação Digital em tempos de mudança. Inscreva-se e receba alertas antes de cada novo webinar.
- SÉRIE DE ARTIGOS: Transformação digital
Nesta série de textos do CESAR Reports, entenda mais sobre os oito eixos da transformação digital e como eles podem impactar diretamente o seu negócio e as suas estratégias. Em tempos de isolamento social, eles podem ser um importante guia para agilizar processos e transformar a dinâmica de trabalho.
Este conteúdo da MIT Sloan – disponível em forma de podcast e artigo – detalha como organizações podem, sistematicamente, identificar formas de disrupção e inovação para crescer.
- ARTIGO: We’re not going back to normal
Texto (em inglês) do Technology review, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), discorre sobre os efeitos a longo prazo do isolamento social nas estratégias de negócios e na vida.
- SÉRIE DE ARTIGOS: Coronavirus: Leading through the crisis
A empresa de consultoria norte-americana McKinsey Company elencou insights de como organizações podem responder à pandemia gerada pela pandemia do vírus e previu o que vem a seguir no setor de negócios para um melhor planejamento.
Este artigo em inglês do MIT Sloan School faz um paralelo do que se pode aprender com a pandemia da influenza, em 1918, e a crise financeira de 2008 para prever como o mercado deve reagir às adversidades de 2020.
Este artigo da CIO, em inglês, defende como gestores podem acelerar os processos de transformação digital em suas organizações durante a quarentena para colher resultados mais positivos quando tudo voltar ao normal.
A Forbes norte-americana discute, neste texto, os impactos positivos do isolamento social nas culturas digitais das instituições e propõe uma reflexão sobre a perenidade dessas transformações.
Obrigado por disponibilizar.