CESAR School terá primeiro doutorado profissional do País em Engenharia de Software

CESAR School terá primeiro doutorado profissional do País em Engenharia de Software

A CESAR School, que já conta com o melhor curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Software do Brasil segundo a CAPES, lança o primeiro Doutorado Profissional em Engenharia de Software do País. O edital do processo seletivo será lançado ainda neste semestre.

A seleção envolverá elaboração de pré-projeto de pesquisa, entrevista com o aluno, provas de Inglês e de Engenharia de Software e uma análise curricular. Por se tratar de um doutorado profissional, o pré-projeto de pesquisa deverá ser baseado em um problema real de uma empresa – podendo ser tanto a companhia onde o próprio aluno trabalha como uma empresa selecionada pela CESAR School. Para isso, ela deve atender ao edital que a instituição lançará também neste segundo semestre, oferecendo a oportunidade às corporações.

“Pode inscrever-se qualquer empresa que tenha um problema que envolva inovação em qualquer setor, como energia, óleo e gás, transporte, saúde, entre outros, em que se possa aplicar engenharia de software de forma inovadora para resolver esse problema”, detalha.

Com duração média de quatro anos, o primeiro ano do doutorado profissional em Engenharia do Software da CESAR School será ministrado na sede da instituição, em Recife. Já os três anos seguintes serão cursados dentro da empresa escolhida, com orientação de um professor da CESAR School.

“A ideia motora desse doutorado na modalidade profissional é justamente poder unir a parte de estudos avançados com pesquisa aplicada e desenvolvimento, atendendo às necessidades do mercado. É uma forma de integrar o conhecimento acadêmico e profissional no mundo corporativo, levando para ele a pesquisa interna da universidade com toda sua base científica”, explica Furtado. “Com isso, incrementa-se a relevância dos programas de pesquisa dentro da indústria, utilizando um processo de inovação nas empresas com o emprego da Tecnologia da Informação e Comunicação”, acrescenta ele.

As linhas de pesquisa abarcadas na Engenharia do Software para o doutorado abrangem, dentre outras, Internet das coisas, Computação em Nuvem, Big Data e Inteligência Artificial, sempre contextualizada dentro de um processo de inovação.

Os interessados devem ter mestrado acadêmico ou profissional. Caso contrário, existe a possibilidade de análise da experiência profissional na área de pesquisa. “Não é regra, mas é uma possibilidade”, salienta Furtado, lembrando, ainda, que os interessados podem ser de qualquer área, inclusive Humanas, desde que tenham experiência profissional em Engenharia de Software.

O mestrado profissional em Engenharia de Software da CESAR School completou 12 anos e já formou mais de 200 mestres. É considerado o melhor do País, com nota 4 da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior na categoria profissional de Engenharia de Software.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}