CESAR School lança oficinas que envolvem tecnologia e trabalhos manuais

CESAR School lança oficinas que envolvem tecnologia e trabalhos manuais

Aguardada com ansiedade pelas crianças e adolescentes, as férias escolares podem dar um nó no dia a dia dos pais, que querem oferecer aos filhos um período livre das obrigações das aulas, mas divertido e produtivo. Pensando neste público a CESAR School, escola de inovação do CESAR, localizada no Bairro do Recife, criou oficinas especiais para crianças de 7 a 17 anos. Ao todo são 13 oficinas que acontecem durante o período de 08 a 19 de julho e custam R$50 cada. As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/cesarschool.

 

“A cada dia que passa, precisamos ser capazes de utilizar e desenvolver novas tecnologias. Também é imprescindível que criemos cenários de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de competências para o futuro como, criatividade, comunicação, colaboração e pensamento crítico. Esta é nossa filosofia em todas as graduações, pós-graduações e mestrados que oferecemos e, com estas oficinas, levamos este conceito, de forma divertida, para os mais jovens também” – explica Felipe Furtado, Diretor Executivo da CESAR School.

 

Sobre as oficinas:

 

ABC do código – Dia 08/07

Atividades lúdicas, brincadeiras e jogos são os principais componentes para que as crianças possam dar os primeiros passos em programação! As crianças irão aprender o ABC do código enquanto se divertem, experimentam e exploram, e depois utilizarão o conhecimento aprendido para produzirem jogos interativos! Não é necessário trazer nenhum equipamento, nós oferecemos os equipamentos necessários.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 7 a 9 anos

Facilitadora: Tancicleide Gomes

 

Design para todos: Acessibilidade is cool! – Dia 08/07

Todas as pessoas possuem necessidades diferentes, sejam elas idosas, deficientes ou até mesmo crianças e adolescentes. Nessa oficina vamos desenvolver produtos que atendam as necessidades de algumas pessoas e assim tornar o mundo mais igualitário. E aí?! Vamos nessa!

Horário: das 14h às 18h

Idade: 14 a 17 anos

Facilitadores: Fernando Fernandes e Danilo Queiroz

 

Invencionices Interativas – Dia 09/07

E se desse para criar artefatos híbridos interativos com objetos inusitados como bananas, maçãs, clipes, lápis, botões e até mesmo água? E se no meio disso, desse para aprender conceitos básicos de programação? Nesta oficina, as crianças irão produzir invencionices interativas baseadas em programação usando muita criatividade, computadores e objetos variados. Não é necessário trazer nenhum equipamento, nós oferecemos os equipamentos necessários.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 9 a 11 anos

Facilitadora: Tancicleide Gomes

 

Construção de mundos e personagens para ficção e games – Dia 09/07

Venha conhecer uma ferramenta colaborativa de construção de personagens irresistíveis e os mundos em que habitam.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 15+

Facilitadores: Marcello Bressan e Jacques Barcia

 

Oficina de Objeto Decorativo – Dia 10/07

Usando diversas técnicas como stencil, carimbo, foil, colagem, desenho e pintura, as crianças e adolescentes poderão criar um artefato gráfico de sua autoria para a decoração de seus quartos. O objetivo é trabalhar a criatividade e autoria através do aprendizado de técnicas gráficas. Não é necessário trazer nenhum material.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 10 a 13 anos

Facilitadoras: Luciana De Mari e Haidée Lima

 

Level Up: Usando gamificação para melhorar a vida – Dia 10/07

Gamificação é um conceito relativamente novo que utiliza elementos de games e técnicas de game design em contextos que não são divertidos para promover comportamentos, habilidades e engajamento. A proposta da oficina é causar uma reflexão sobre essas metodologias e aplicá-las para resolver problemas ou melhorar a vida dos participantes através do desenvolvimento de sistemas de gamificação.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 12+

Facilitador: Daniel de Sant’anna Martins

 

Seja Incrível na Internet – Dia 11/07

Oficina com estratégias, ferramentas e ações para crianças usarem a internet de maneira criativa, segura e consciente. Levantando questões como combate ao bullying, identificação de fake news, segurança da informação e empreendedorismo digital.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 08 a 11 anos

Facilitador: Arthur Dias

 

Multiverso Narrativo – Dia 12/07

Nessa oficina, os participantes irão conhecer as origens dos jogos narrativos (LARPs, RPGs, Story Games, Visual Novels, etc.), sua classificação e possibilidades de uso. Além disso, conhecerão os elementos básicos de uma narrativa e o conceito de transmídia, com análise de cases. Após vivenciarem uma experiência de jogo todos irão desenvolver um projeto gráfico ou digital transmidiático que expanda a compreensão da narrativa emergente produzida.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 10+

Facilitador: Daniel de Sant’anna Martins

 

Pixel Art – Dia 12/07

Sabe o que é Pixel Art? É um estilo de arte utilizado em muitos jogos famosos como Pokémon, Super Mario… Na nossa oficina iremos aprender como fazer obras e personagens utilizando esse estilo.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 10 a 14 anos

Facilitador: Fernando Fernandes e Annah Marcelly

 

Produção musical com smartphone – Dia 17/07

O que o Punk Rock, Hip-Hop e o Tecnobrega têm em comum? A produção musical com o que tinha de mais fácil acesso naquele momento 🙂 Que tal começar a produzir música agora com o celular que você tem no bolso? Esse é o objetivo dessa oficina. Chegue com o seu celular e uma caixinha de bluetooth, e saia com uma música composta pelos grupos que formaremos, gravada, publicada e divulgada!

Horário: das 14h às 18h

Idade: 12 a 17 anos

Facilitador: H.D Mabuse

 

Machine Learning – Dia 17/07

E se crianças pudessem aprender sofisticados conceitos de Inteligência Artificial de um jeito simples e ainda pudessem produzir conteúdos a partir deles? Nesta oficina, as crianças irão aprender um pouco sobre Machine Learning e irão utilizar esse conhecimento para produzir conteúdos interativos em uma linguagem de programação lúdica! Não é necessário trazer nenhum equipamento, nós oferecemos os equipamentos necessários.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 11 a 13 anos

Facilitadora: Tancicleide Gomes

 

Realidades Criativas e Aumentadas – Dia 18/07

Usando papelão, papel, alguns adesivos de marcadores fiduciais e materiais de artesanato diversos, as crianças vão produzir e programar interações baseadas em realidade aumentada! Com materiais de baixo custo e um computador na mão, as crianças irão se divertir com a produção e a programação de interfaces tangíveis usando uma linguagem de programação lúdica. Não é necessário conhecimento prévio em programação, certo? Não é necessário trazer nenhum equipamento, nós oferecemos os equipamentos necessários.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 9 a 11 anos

Facilitadora: Tancicleide Gomes

 

Games 4 fun –  Dia 19/07

Já pensou em se divertir criando party games? Durante a oficina vamos conhecer alguns jogos desta categoria, suas estratégias, regras e mecânicas – e com o Design Thinking você poderá criar o seu próprio jogo.

Horário: das 14h às 18h

Idade: 12 a 16 anos

Facilitador: Fernando Fernandes e Danilo Queiroz

 

Serviço:

Oficina de Férias CESAR School

De 08 a 19 de julho 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/cesarschool

Cais do Apolo, 77, Bairro do Recife

Fone: (81) 3419.6700

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}