Pernambucanas vencem o Technovation Challenge na categoria regional

Pernambucanas vencem o Technovation Challenge na categoria regional

Com o apoio da CESAR School, estudantes da rede pública de Recife se destacam com a criação de aplicativos na maior competição escolar de tecnologia

As alunas Júlia Lopes, Maria Eduarda, Cibele Benício e Iale Maria, da Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, venceram o desafio global Technovation Challenge, na categoria Regional, com um aplicativo que conecta mães e pais durante a fase de gestação de seus filhos, batizado de “Twogether”. Para o desenvolvimento do programa, as estudantes contaram com o apoio da CESAR School.

O Technovation Challenge é a maior competição mundial para meninas do ensino fundamental e médio no segmento de tecnologia. Desde 2013, já contou com a participação de mais de 10 mil alunas no mundo todo, com o objetivo de engajar mulheres entre 10 e 18 anos para o mercado empreendedor de tecnologia da inovação.

A ideia para o desenvolvimento do aplicativo vencedor partiu de uma pesquisa de campo com a comunidade do entorno escolar, em que foi identificado o desejo de algumas mães em dividir a fase gestacional com o pai da criança ou com um familiar por meio de um canal simples e em tempo real.

O segundo lugar da categoria Regional também ficou com uma escola pública que conta com o apoio da CESAR School na aplicação de projetos educacionais ligados à tecnologia, o NAVE Recife – ETE Cícero Dias, programa do Oi Futuro em parceria com as secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. A equipe de alunas do NAVE criou um jogo com o objetivo de ser uma ferramenta facilitadora para a educação sexual de crianças entre 7 e 10 anos, um tema que carece de discussão tanto no ambiente escolar quanto no familiar.

A CESAR School vem desenvolvendo há algum tempo projetos ligados ao aprendizado tecnológico nessas instituições, estimulando o desenvolvimento de ferramentas digitais no dia a dia dos alunos. No NAVE, a CESAR School está presente desde 2006 e já impactou mais de 1400 estudantes do 1º ao 3º ano do ensino técnico. Na ETE Porto Digital, a instituição atua desde 2018, trabalhando com mais de 280 alunos do 1º e 2º ano do ensino médio.

“Apoiamos não só o conhecimento, mas também a produção de tecnologias dentro das escolas, para que os alunos estejam inseridos na era digital e se sintam estimulados a empreender e a aplicar o aprendizado que recebem em soluções de impacto social”, afirma Felipe Furtado, Diretor Executivo da CESAR School.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}