CESAR School e IFPE selam acordo para a plataforma de IoT KNOT

CESAR School e IFPE selam acordo para a plataforma de IoT KNOT

O CESAR, através da sua escola de inovação CESAR School, assinou um acordo de parceria com o IFPE – Instituto Federal de Pernambuco para uso de sua plataforma de Internet das Coisas, o KNoT. A partir dessa parceria, professores do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – e outros, que o Instituto Federal julgar necessários – aprenderão a utilizar a metaplataforma criada no CESAR, passarão esses conhecimentos aos seus alunos para que, a partir daí, aconteça o desenvolvimento de produtos utilizando internet das coisas.

Do lado do CESAR a assinatura do acordo foi feita pelo diretor executivo da CESAR School, Felipe Furtado, uma vez que se trata de um projeto da área educacional. Sobre a importância dessa parceria, ele diz: “faz parte da missão da CESAR School disseminar o conhecimento que a gente desenvolve lá dentro para a sociedade e fazer isso em parceria com outras instituições. Esse acordo com o IFPE faz com que tenhamos ganho de escala nessa disseminação de conhecimento”. A partir daí podem surgir novas soluções, elaboradas em conjunto por professores e alunos das duas instituições.

O diretor do campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco, Marivaldo Rosas, que assinou o acordo, ressaltou: “são duas instituições que têm representatividade na área de Educação e esse convênio vai fortalecê-las ainda mais”. O engenheiro chefe de IoT do CESAR, Tiago Barros, enfatiza a importância da parceria com a instituição de educação para uso da KNoT: “Nós desenvolvemos a plataforma com intuito de ser utilizada por instituições de ensino como ferramenta para criar soluções utilizando internet das coisas. Com esse convênio a gente vai fornecer todo o material ferramental necessário para que sejam utilizados nos projetos de pesquisa e extensão do IFPE na construção de soluções que utilizem tecnologias de comunicação e desenvolvam projetos conectados”.

O primeiro passo é a participação dos professores no workshop da CESAR School sobre IoT com uso da KNoT. O coordenador da graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Paulo Abadie diz que, a princípio, a parceria foi pensada para professores e alunos desse curso, mas que ela poderá ser aberta a professores de outras áreas, caso haja interesse e seja interessante ao IFPE.

Conheça a plataforma KNoT – knot.cesar.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}