Colaborador CESAR apresenta os desafios para construção de uma cidade inteligente em evento internacional

Colaborador CESAR apresenta os desafios para construção de uma cidade inteligente em evento internacional

O Engenheiro Chefe de Internet das Coisas (IoT) do CESAR, Tiago Barros, será um dos únicos palestrantes brasileiros a participar do principal evento que discute soluções inteligentes para cidades, o World Smart City Forum 2018, no próximo dia 29 de novembro, em Santa Fé /Argentina. Com o tema “Desafios para construir uma cidade inteligente”, Barros irá apresentar também no Fórum a Meta Plataforma KNoT – que está sendo construída pelo CESAR e parceiros – capaz de interconectar distintas plataformas de IoT já existentes, fazendo com que diferentes sistemas inteligentes possam conversar entre si.

De acordo com o especialista, a principal dificuldade ao se falar em IoT é a falta de interoperabilidade entre os sistemas. “O KNoT revoluciona os projetos de IoT brasileiros ao ser capaz de conectar as diversas plataformas existentes, fornecendo ao ecossistema nacional de tecnologia da informação e comunicação uma infraestrutura adequada à realidade das empresas no que se refere às suas necessidades e disponibilidade de gastos com desenvolvimento”, explica.

Recomendação como base de documento internacional de regulação
Em maio desde ano, O CESAR teve suas recomendações aceitas na Comissão de Estudos 20 (SG20) da ITU-T, setor de normatização da União Internacional de Telecomunicações, comitê especializado em telecomunicações da ONU que congrega mais de 700 organizações públicas e privadas e representações de 191 países.

O instituto faz parte da Comissão Brasileira de Comunicações – CBC 3, coordenada pela Anatel. Com a proposta de uma Modelo de Referência Arquitetural para os Dispositivos de Internet das Coisas baseado na arquitetura da plataforma KNot – solução capaz de interconectar as plataformas de IoT já existentes – o grupo está definindo um padrão de arquitetura de software para IoT com o intuito de ser utilizado mundialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}