MARATONA DE TESTES – HÁ FORÇA NOS NÚMEROS

MARATONA DE TESTES – HÁ FORÇA NOS NÚMEROS

Por Fábio Correia e Rodrigo Cursino

 

Inspirada no modelo de desenvolvimento comunitário com um mote social conhecido como Hackathon, as Maratona de Testes consistem em esforços comunitários de um grupo de testadores que irão exercitar rotinas de testes diversos, em uma ou mais aplicações, buscando a troca de expertise entre os participantes, assim como uma validação massiva no ambiente testado.

A prática desse tipo de exercício é comum dentro do CESAR, pois é uma forma eficaz de fortalecer os laços entre equipes de teste, assim como de evidenciar a força nos números. Há um “quê” de competição na essência da atividade, como parte do estímulo para os participantes, mas há também o mérito e a recompensa da entrega, nos moldes de uma maratona, afinal, completar um percurso de 42km por si só já é uma vitória.

As etapas de uma Maratona de Testes consistem em um plano de ação básico, que em sua maioria garante o sucesso da experiência:

Escolher e disponibilizar a aplicação para testes
Especificar o tempo de duração do test hackathon
Contatar a equipe responsável pela ferramenta selecionada, para alinhar as expectativas e responsabilidades
Preparar o ambiente de testes (servidores, stubs, links das ferramentas de apoio à execução etc)
Informar aos participantes quais são os equipamentos necessários, bem como suas configurações
Compilar e disponibilizar os resultados dos testes
Coletar feedback de todos participantes do processo (testadores, desenvolvedores e apoiadores)
Com tudo devidamente organizado, fica por conta dos testadores definirem a abordagem, assim como testarem o limite da liberdade de suas ações no escopo escolhido. Com um tempo reduzido e um escopo desconhecido, acredita-se que a abordagem exploratória seja a mais indicada, criando assim uma base válida para essa excelente prática que é a Maratona de Testes.

Serviço
O evento Testathon (um hackathon para testadores), organizado pela Global App testing, chegará ao Brasil nos dias 11 e 12 de março. A cidade escolhida foi São Paulo.

O evento será composto por 50 testadores selecionados para testar aplicativos do Facebook. Seguindo a linha do evento, os participantes trocarão experiências, ampliarão o networking e claro, se divertirão testando.

Para mais informações, acompanhe o evento nas seguintes redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/testathons
Twitter: https://twitter.com/Testathon
Instagram: https://www.instagram.com/testathon

Bibliografia: PT – Collaboration, creativity and agility: the benefits of hackathons in software testing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(https://www.cesar.org.br/wp-content/uploads/2018/08/IMG_9090-1.jpg);background-size: initial;background-position: top center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 650px;}