EM QUE FASE A SUA STARTUP SE ENCONTRA?

EM QUE FASE A SUA STARTUP SE ENCONTRA?

É comum recebermos aqui na aceleradora potenciais empreendedores, interessados em ingressar em nossa aceleração, confusos sobre o real estágio em que se encontra a sua startup. Ora, se segundo o fundador da Aceleradora 500 Startups, Dave McClure, uma startup é “um organismo confuso sobre seu produto, quem são seus clientes e como fazer dinheiro”, isso não seria natural?

Natural sim, ideal não!

Entendemos que natural é o modelo de negócio estar confuso, isto porque até você encontrar um modelo que de fato faça sentido é necessário muita validação e interação com o mercado. Mas o empreendedor não pode estar confuso, mesmo quando ele ainda não tem certeza se de fato tem uma oportunidade de negócio nas mãos. E o que eu quero dizer com isso? Empreendedores precisam ter clareza do momento vivido pela sua startup, a fim de conseguir provar, passo a passo, a viabilidade do seu negócio.

O que geralmente vemos em empreendedores iniciais, pelo menos nos que recebemos, é a tendência de superestimar ou subestimar o estágio do seu negócio. Muitas vezes o empreendedor tem no máximo um protótipo em construção mas, acham que estão no MVP. Veja bem, o protótipo é apenas uma visão da solução, você ainda vai precisar fazer muito teste de validação com o seu público alvo para saber se ele realmente funciona e se é isto mesmo que seus clientes querem. Já o MVP é um resultado concreto da sua solução, mesmo que inacabado, capaz de resolver um problema e que geralmente é construído a partir das respostas e feedbacks dos clientes. Outro exemplo comum são empreendedores que ainda não validaram o problema, ou ainda não sabem o segmento de clientes que vão atacar, mas já estão desenvolvendo a solução. Ora, com base em quais informações? Se você não conversou com o mercado para entender suas dores, como saber se de fato tem um problema relevante ou se está propondo um produto que ninguém quer ou sem chances de escalar?

Para estes eu digo, não pulem etapas! É muito importante que se cumpra todas as fases de validação de uma startup para saber se vale a pena investir. Lembre-se, quanto mais interações você realizar com o seu público alvo maior será o seu aprendizado do negócio.

No entanto, estes exemplos não são os únicos que vemos, o contrário também é verdadeiro. Aqui mesmo no CESAR.LABS recebemos empreendedores inseguros com o que já construíram e incertos se devem ou não levar sua solução ao mercado para ser testada, isto porque eles acreditam que devem oferecer a melhor versão possível do produto e “perdem” muito tempo em frente ao computador desenvolvendo.

Para estes eu digo, caprichem, mas, não pequem pelo preciosismo! Lembrem-se que uma startup propõe um produto inacabado que será refinado enquanto vai sendo testado.

Então meu caro, se você está buscando formas de aumentar as chances de sucesso de sua startup ou se pretende submetê-la a uma aceleradora, você precisa saber exatamente o que tem nas mãos. A capacidade de realizar, aliada ao entendimento que o empreendedor demonstra ter do seu negócio, qualquer que seja o estágio em que ele se encontra, são requisitos fundamentais para aumentar suas chances de aprovação. Entender a real fase do negócio permite que você saiba exatamente quais problemas e etapas precisam ser superados, sem perda de foco, sem investimento de energia desnecessária. Isto, certamente te ajudará a dar um importante salto à frente na construção da sua oportunidade de negócio.

Por Josete Azevedo, coordenadora de empreendedorismo do CESAR.LABS
Artigo publicado originalmente no Blog do CESAR.LABS

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