min para ler
28 de mars, 2022

Educação FCA

FCA: educação corporativa e a modernização da indústria automotiva

educação corporativa

A chegada a Recife do Centro de Inovação e Desenvolvimento Automobilístico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) possibilitou uma série de oportunidades de parceria no segmento, afinal, nascia um moderno complexo industrial marcado pela inovação tecnológica. Porém, acima de tudo, esse acontecimento trouxe consigo um desafio: estimular o desenvolvimento local de profissionais para a indústria automotiva.

Como essa indústria ainda era pouco explorada no Nordeste, a FCA procurou o CESAR para uma parceria que envolvia executar uma estratégia de educação corporativa, mais precisamente, um programa de residência em powertrain, tecnologia necessária para o setor, mas com mão de obra bastante escassa no país e, principalmente, inexistente no Nordeste. 

Na época , apesar de já sermos especialistas no desenvolvimento de soluções digitais, a tecnologia automobilística, em especial a powertrain, não era nossa área de expertise, mas, por sermos movidos pela vontade de inovar, embarcamos neste desafio determinados a construir de forma colaborativa o conhecimento necessário e fazer parte desse grande momento que marcava o nascimento da indústria automobilística em Pernambuco.

 

O desafio de formar profissionais em uma metodologia inédita no Nordeste 

 

A FCA buscava capacitar profissionais por meio da metodologia Model-Based Design (MBD), com um processo de aprendizagem que ia desde a concepção ao desenvolvimento de um software automotivo para controle de motores e transmissões, o Powertrain. E por que essa essa parceria foi considerada um desafio? Porque tanto a tecnologia quanto a metodologia buscadas ainda não eram disseminadas no mercado brasileiro, aliás, era uma grande novidade por aqui. 

O objetivo prático era formar 37 profissionais no período de 3 meses para que atuassem no centro de pesquisa e desenvolvimento da FCA, atendendo não apenas a demanda específica de talentos que esse grande projeto exigia, como também contribuindo para o crescimento da indústria automotiva em Pernambuco.

Considerando que os profissionais buscados pela FCA precisavam de conhecimento e experiências específicas e, por isso, dificilmente seriam encontrados prontos no mercado, a solução ideal foi pôr em prática uma iniciativa de capacitação dos futuros colaboradores. Outro ponto considerado foi a necessidade de realizar o treinamento em tempo hábil para a abertura do polo de inovação automotiva, o que demandava uma formação rápida, mas de qualidade, para um perfil escasso no mercado. 
 

Nossa abordagem: um programa de residência 

 

Para alcançar o objetivo esperado, desenvolvemos um programa de residência com a FCA. Foram oferecidas vagas para engenheiros com até dois anos de formados e, aqueles que obtivessem os melhores resultados durante os 3 meses de residência, poderiam ser convidados a integrar o corpo de colaboradores de um dos centros de inovação automobilística mais avançados do mundo no Porto Digital, um dos maiores ecossistemas de inovação do Brasil.

 

 

educação corporativa
 


Por meio da parceria feita com o CESAR,  a FCA pôde oferecer aos residentes as ferramentas e materiais adequados, profissionais capacitados para o ensino, além de um ambiente de laboratório estruturado para o treinamento teórico e prático nas tecnologias e metodologias necessárias. Em adição, todos os alunos receberam bolsas durante o programa de formação e foram acompanhados por tutores do CESAR, recebendo desafios práticos do mundo automotivo. 

 

Os resultados conquistados

 

Profissionais prontos para ingressar na indústria: conseguimos unir a formação profissional ao processo de recrutamento e seleção, algo que muitas empresas têm dificuldade para tornar possível, e formamos 37 novos colaboradores qualificados para as necessidades da organização.

Formação e qualificação em tempo hábil: o programa de residência durou 3 meses, solucionando em  um curto período o déficit de capital humano e urgência na necessidade de contratação pela FCA. 

Profissionais treinados em atividades semelhantes à vida real: foi possível solucionar o problema da falta de experiência e conhecimento técnico no momento da atração de talentos, pois a residência forneceu a capacitação adequada à necessidade.

Além dos conhecimentos práticos na concepção e desenvolvimento de software, os residentes finalizaram o programa com uma série de habilidades e competências técnicas e comportamentais, como autodidatismo, pensamento crítico, uso de novas ferramentas, processos e metodologias da indústria automotiva. 

O desafio foi grande, mas o engajamento e dedicação dos residentes, que entregaram projetos e contribuições excelentes, superaram as expectativas tanto do CESAR quanto da FCA. Ao final do programa, todos os engenheiros foram convidados a integrar o time e atuar no centro de inovação automobilístico da FCA em Pernambuco. 

Para mais detalhes sobre nossa residência com a FCA confira este vídeo:

 

O CESAR atua diretamente promovendo a transformação digital das empresas. Além dos programas de residência, também oferecemos outras soluções voltadas para a atração, desenvolvimento e retenção de mão de obra necessária para a inovação tecnológica no país.

Achou interessante e deseja o apoio do CESAR para desenhar um programa de educação corporativa para a sua empresa?

 Entre em contato com a gente e fale com um consultor.

1 Commentaire