min para ler
08 de de març, 2022

Educação Press Releases

BRF participa do CESAR Summer Job com desafio proposto pelo Hub de inovação da empresa

Dois homens discutem algo enquanto olham para a tela de um computador

Programa do CESAR completa dez anos com o objetivo contribuir para que empresas parceiras busquem a solução para desafios de negócios através da inovação 

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, participou pela primeira vez do Summer Job, programa criado pelo CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações, com objetivo de oferecer experiência prática a alunos de graduação, identificando talentos e proporcionando a eles o ambiente de experimentação rápida para empresas patrocinadoras. O desafio proposto pelo time do BrfHub, canal de conexão da Companhia com o ecossistema de inovação aberta do Brasil e do mundo, foi construir um modelo de sistematização, estruturação e automação de dados corporativos para facilitar a geração de insights durante o processo de criação de conceito de novos produtos. 

“Participar do desafio CESAR Summer Job é uma oportunidade de estreitar relacionamento com um dos maiores hubs de inovação do país, além de ampliar o contato com estudantes e universidades. Uma das premissas do BrfHub é o de descobrir novos agentes de transformação para contribuir com os desafios da empresa, fomentando pesquisas e buscando novos conceitos que possam atender as demandas de transformação da indústria de alimentação nos próximos anos”, explica Demetrio Teodorov, gerente executivo de Inovação e Novos Negócios da BRF. 

Realizado de forma 100% remota, cinco estudantes, dos 25 selecionados, atuaram no projeto específico da BRF: Antônio Fernando, aluno de engenharia de software da Universidade Federal do Ceará; Bernardo Hoffmann, da engenharia de computação no ITA; Lucas Fernandes, de ciência da computação na CESAR School; Thamíres Donato, da administração pública na FGV; e Marina Martins do curso de design da Universidade Federal de Campina Grande. Eles trabalharam junto a um time de mentores formado por profissionais do CESAR e, ao final, foi entregue um protótipo de produto mínimo viável (MVP) com base no conceito desenvolvido durante o programa. 

Completando dez anos, o CESAR Summer Job auxilia empresas e patrocinadores a resolverem desafios em seus negócios. O programa conta com estudantes que fazem avaliações, criam hipóteses e testes, até efetivamente trazerem uma sugestão inovadora para solucionar a questão. Ao todo, foram mais de mil inscritos de universidades do Brasil inteiro, que passaram por etapas como o envio de um vídeo contando o motivo pelo qual deveriam participar do programa, além da resolução de um desafio criado em uma plataforma de inovação e empreendedorismo.

Ao longo dessa década em ação, o projeto já contou com mais de 500 estudantes, incluindo participantes de todos os estados brasileiros e de oito países, além de 50 empresas patrocinadoras. “O programa é uma excelente oportunidade para os alunos desenvolverem competências importantes e ganharem experiência no mercado de trabalho. Eles são envolvidos em projetos com dificuldades reais e poucos momentos são tão oportunos para o estudante aprender quanto neste tipo de situação”, diz Eduardo Peixoto, CEO do CESAR. “Para as empresas também é algo muito positivo: eles contam com resultados rápidos e, através da integração de equipes do CESAR e das companhias, é possível estimular um pensamento diferenciado na resolução do problema”, comenta.  

Ponte de inovação 
O BRF Hub é uma iniciativa de Open Innovation da BRF, criado em 2019 para fomentar conexão com ecossistemas de startups, captação de inovações tecnológicas de base científica em parceria com universidades e instituições de ensino. Desde o lançamento, o BrfHub já engajou mais de 30 instituições de ensino superior e teve 280 diferentes tecnologias estudadas. Dentre as prioridades até 2023, a BRF quer estreitar ainda mais os laços com startups e ampliar em 10% a receita oriunda de inovações no mercado doméstico. 

Sobre a BRF
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

0 comentaris

Receba em primeira mão nossos conteúdos sobre inovação.

Cadastre-se ao lado na nossa newsletter

Seu cadastro foi efetuado com sucesso!

Houve algum problema, favor tentar novamente mais tarde!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.