logo
EN
HomeConteúdosNoticias e EventosEducação

4 min para ler


CESAR .


2024-01-25T19:55:02

Educação


CESAR School abre as portas para o Embarque Digital de estudantes da rede pública

Alunos utilizando notebooks em mesa de espaço comum

Capital com maior taxa de alunos de tecnologia do Brasil, segundo dados do último Censo do Ensino Superior, Recife alavanca os números com mais uma etapa do Embarque Digital. A CESAR School, junto a outras cinco instituições, abre as portas para a sexta turma do programa. A iniciativa da Prefeitura do Recife com o Porto Digital oferece cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas para Internet a estudantes egressos da rede pública. São 350 vagas nas duas graduações, com inscrições abertas até 31 de janeiro.

Do total de vagas, custeadas pela gestão municipal, 50 são para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da CESAR School. A nova graduação tem duração de dois anos e meio e é voltada para quem tem interesse em desenvolver conhecimentos técnicos na construção, análise e implementação de softwares. As aulas se darão no período noturno, com carga de 2.090 horas, divididas em cinco períodos. As matrizes curriculares estão em alinhamento completo com as necessidades do mercado de trabalho em Tecnologias da Informação e Comunicação, potencializando as chances de empregabilidade.

“Trata-se de uma formação completa e acelerada, com viés mais prático e aplicável. Isso contribui com a rápida inserção dos estudantes no mercado de trabalho, dentro de um ecossistema com crescente demanda por profissionais capacitados na área de tecnologia e inovação”, afirma Victor Hugo D’Albuquerque, diretor da CESAR School.

O campo de atuação para um profissional formado em ADS é amplo:

  • Engenheiro de software (diretamente na construção e produção): desenvolve sistemas comerciais e software com produtos variando de aplicativos comerciais a jogos para controle de rede e sistemas operacionais.
  • Desenvolvimento de Software Front-end / Back-end / Mobile / Fullstack: realiza tarefas relacionadas ao projeto, desenvolvimento, modificação e administração de sistemas e aplicativos de software.
  • Líder Técnico (Tech Lead): oferece serviços administrativos básicos e de suporte técnico preliminar para apoiar equipes em projetos ou na operação de um departamento.
  • Cloud Computing: atua na manutenção de servidores cloud ou no desenvolvimento hospedado nesses servidores.
  • Analista de Sistemas: atua na área da Tecnologia da Informação desenvolvendo programas que atendam às necessidades específicas das organizações.
  • DevOps: promove o alinhamento e a integração entre os times de desenvolvimento, otimizando os resultados.

Desde o lançamento, em 2021, foram 1.400 “embarques digitais” de egressos da rede pública, sendo 67% composto por estudantes pretos e pardos e 33% por mulheres. Além disso, mais de 20 empresas aderiram à parceria, trazendo desafios reais para os alunos desenvolverem soluções, dentro da disciplina de Residência Profissional Tecnológica. Isso contribui para o objetivo do programa, de formar mais estudantes para atuação na área, contribuindo para a mudança de vida de pessoas em vulnerabilidade social e o consequente fortalecimento do setor de tecnologia do Recife.

 

Como participar do programa?

  • Para ter acesso ao Embarque Digital, é necessário ser residente e domiciliado no Recife, ter cursado todo o ensino médio na rede pública e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos cinco anos (2023, 2022, 2021, 2020 ou  2019) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) entre 2018 e 2022.
  • Quem optar por utilizar o Enem como exame de avaliação terá pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para formar a nota final no processo seletivo: Redação possui peso 4; Matemática e suas tecnologias, peso 3.
  • Vale destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, nos critérios de desempate, é dada prioridade às mulheres e estudantes que também cursaram o Ensino Fundamental na rede pública.
  • O resultado preliminar será divulgado até 6 de fevereiro, com período de recursos entre 7 e 9 de fevereiro. O resultado final, com a lista dos aprovados, sairá no dia 19 do mesmo mês.

educaçãoembarque digital