logo
EN
HomeConteúdosInsightsTecnologia

5 min para ler


CESAR .


2023-04-27T00:00:00

Tecnologia


A IA avançada e as plataformas de software low code estão acelerando a ascensão de cidadãos desenvolvedores

Em novembro de 2022, o ChatGPT atingiu um marco incrível: atraiu um milhão de usuários em apenas cinco dias após o seu lançamento. Dentro de dois meses, disparou para cerca de 100 milhões de usuários mensais ativos, quebrando um novo recorde ao se tornar o aplicativo de consumo que mais cresce na Internet de todos os tempos.

A IA generativa fascinou o mundo com sua capacidade de criar arte, música e ensaios digitais. Agora, essas ferramentas de IA estão prontas para revolucionar a concepção de soluções low code, uma abordagem de desenvolvimento de software, também chamada de “desenvolvimento de baixo código”, que requer pouca ou nenhuma codificação para construir aplicativos e processos.

Todo o aprimoramento da IA ​​facilita a criação de soluções digitais e recursos personalizados, proporcionando uma vantagem significativa para as empresas que buscam permanecer competitivas.

As plataformas de software low code/no code não são recentes. Ainda assim, a aceleração digital da pandemia trouxe a necessidade de soluções digitais mais rápidas, flexíveis e ágeis, em quase todos os setores. Com as plataformas avançadas de IA atuais, como o ChatGPT, alimentadas por textos básicos que qualquer humano pode inserir, o processo de codificação de software pode ser acelerado exponencialmente.

“Como provedores de serviços de tecnologia, vemos muitos benefícios e muitos riscos nesse cenário. Embora a IA generativa certamente acelere o desenvolvimento de software e automatize muitos processos nas organizações, a visão não-holística é de que muitos aspirantes a desenvolvedores podem colocar aspectos de uma organização em perigo. E, de uma perspectiva de compliance, será fundamental poder rastrear a origem das fontes de sistemas de IA como ChatGPT e se esses códigos estão em conformidade com os regulamentos de privacidade e proteção de dados em diferentes regiões”- Flávia Nascimento, Head de Growth na América do Norte do CESAR.

Há alguns aspectos que todas as organizações devem sempre ter em mente, são eles: propriedade intelectual, segurança, integração, escalabilidade e desenvolvimento contínuo. No CESAR, já estamos experimentando a IA generativa e alavancando nossa equipe altamente apta de desenvolvedores, cientistas de dados e especialistas em IA para produzir novas inovações seguras, confiáveis e compatíveis para nossa base de clientes globais.

O futuro gerado pela IA

A Gartner Inc. estima que o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento low code atinjaIA para negócios
26,9 bilhões de dólares em 2023, um aumento de quase 20 % em relação a 2022, e essa projeção foi feita antes da explosão de novas ferramentas de IA que atingem o mercado diariamente.

As plataformas de desenvolvimento low code assistidas por IAs (LCDPs) não substituirão os desenvolvedores nem tão cedo, mas estão democratizando o desenvolvimento de software, ao capacitar os usuários finais com habilidades de codificação simplificadas.

O aproveitamento da automação da IA ​​elimina o trabalho repetitivo, reduz erros, aumenta a eficiência e, o mais importante, leva a um desenvolvimento mais rápido de aplicativos com base no comportamento do usuário em tempo real e na modelagem preditiva.

Essa capacidade de empresários criarem aplicativos por conta própria, ou com suporte mínimo, também reduz os custos e facilita o ponto crítico da escassez de pessoal de TI.

O aumento dos LCDPs movidos a IA amplia o acesso a processos de tomada de decisão mais rápidos, analisando vastas quantidades de dados para fornecer informações e recomendações que podem ser difíceis de obter de outra forma, dando aos primeiros adeptos da nova tecnologia uma vantagem competitiva importante.

Como o cenário tecnológico tem recebido a IA Generativa?

Algumas plataformas de SaaS já consolidadas no mercado, como Slack, Salesforce e Microsoft Teams, já estão incorporando recursos de baixo código para permitir que mais “cidadãos desenvolvedores” construam os aplicativos necessários para aumentar sua eficiência e desempenho em tempo real.

A Microsoft está contribuindo para esse cenário ao adicionar modelos de inteligência artificial à sua ferramenta de desenvolvimento low code e aos aplicativos Dynamics 365. O Power Virtual Agent e a AI Builder agora incluem a tecnologia GPT Language Model (LLM) também. Tudo isso segue o anúncio da Microsoft realizado em janeiro de que faria um investimento multibilionário na OpenAI.

Apesar das preocupações e pedidos recentes de uma moratória para o desenvolvimento dos sistemas de IA mais poderosos, é improvável que esse movimento pare. No CESAR, somos apaixonados pela inovação e a Inteligência Artificial é, provavelmente, a revolução tecnológica mais profunda do nosso tempo. As soluções de IA já estão transformando empregos e nossas rotinas, e podemos esperar ainda mais transformação à medida que a tecnologia molda nosso mundo nos próximos anos.

O CESAR é uma das instituições mais renomadas da América Latina para pesquisas, design e inovação de classe mundial sob demanda. Por mais de 26 anos, somos parceiros de confiança de algumas das marcas mais conhecidas que buscam co-desenvolver inovações inovadoras que aumentam sua competitividade e produtividade.

Se a sua organização busca suporte para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, o CESAR conta com centenas de arquitetos de software, desenvolvedores, designers, pesquisadores, especialistas em UX e gerentes de projeto de inovação. Para saber mais, entre em contato conosco.


artificial intelligencelow code